A prevenção é o melhor remédio. Visite periodicamente o oftalmologista. Só ele pode detectar, diagnosticar e evitar problemas futuros de visão.
1. Alguns alimentos podem melhorar sua visão e prevenir algumas doenças oculares?
Certos nutrientes, como antioxidantes, ômega-3, luteína e vitaminas A, C e E podem promover a saúde dos olhos e reduzir o risco de desenvolver problemas oculares graves.
Uma dieta saudável composta de frutas, verduras, peixes e suplementos vitamínicos podem ajudar a sua visão.
A manutenção de um peso saudável também pode ser importante, uma vez que pode ajudar a prevenir ou controlar doenças como o diabetes, que pode causar problemas de visão como a retinopatia diabética.
2. Nós piscamos em média 17 vezes por minuto?
Esse número pode aumentar, já que existe uma conexão entre a frequência de piscadas e o estado emocional.
3. Ao redor do mundo, um adulto fica cego a cada 5 segundos e uma criança a cada um minuto?
Nas crianças, as infecções congênitas são as principais causas da cegueira, enquanto que entre adolescentes e adultos, os acidentes de trânsito, acidentes em atividades esportivas e no ambiente de trabalho.
Já nos idosos, o glaucoma, catarata e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DRMI), são as causas mais comuns de cegueira.
4. Assistir TV perto demais da televisão não é ruim para os olhos?
Isso porque os aparelhos de televisão mais modernos, lançados a partir da década de 1990 já não emitem radiação e, portanto não prejudicam a visão.
Porém, ainda é importante evitar assistir televisão com a luz apagada. A falta de luz no ambiente faz com a pupila tenha que se adaptar a diferentes luminosidades, causando a “síndrome da vista cansada”, devido ao estímulo em excesso.
5. No “olho preguiçoso” (ambliopia), ambos os olhos não funcionam em conjunto?
A ambliopia (ou olho preguiçoso) é uma anomalia funcional de um ou em ambos os olhos, sendo uma alteração na região do cérebro responsável pela visão e que não foi devidamente estimulada, principalmente na infância.
Crianças que apresentam ambliopia são caracterizadas pela redução ao perda da visão.
6. Tem uma distância certa que seus olhos devem estar do computador?
Quando se trata em cuidar da saúde dos olhos, a primeira coisa que a pessoa deve-se atentar é para a distância entre os olhos e o monitor.
O recomendável é que haja um espaço de 60 ou 70 centímetros. A luz também é muito importante e deve ser ajustada para que não seja realizado um esforço muito grande pela visão.
Assim, se você gosta de utilizar o computador de noite, deixe uma lâmpada acesa para evitar qualquer problema ocular.
Adeque o computador para lubrificar os olhos: procure deixar a tela mais baixa que os olhos. Isso diminuirá a área de exposição e a evaporação da lágrima. Outra coisa importante é lembrar que é preciso piscar para evitar ressecamentos.
7. 90% das lesões oculares poderiam ser evitadas com hábitos seguros com os olhos, como o uso óculos de proteção?
Traumas oculares podem acontecer há qualquer momento e poderiam ser evitados utilizando equipamentos de segurança apropriados como os óculos protetores nos casos de profissionais marceneiros ou mecânicos, por exemplo.
As crianças também não estão longe dos riscos, pois nas escolas, objetos pontiagudos como lápis e tesouras, também são potenciais causadores de lesões, além de quedas e brigas.
Os praticantes de atividades físicas também devem ficar atentos, pois as boladas, cotoveladas e cabeçadas estão entre os maiores causadores de traumas oculares.
Em alguns casos, não há perfuração ocular, mas o globo ocular pode sofrer lesões mais complexas como hemorragias ou descolamento de retina, por exemplo.
8. Coçar o olho é muito perigoso?
Quando o olho coça significa que algo está machucando. Esse incomodo pode ser desde ressecamento ocular até um pequeno cisco que pode gerar alguma lesão na superfície ocular.
A prevenção é o melhor remédio. Visite periodicamente o oftalmologista. Só ele pode detectar, diagnosticar e evitar problemas futuros de visão.

 

Deixe seu comentário