CATARATA

catarata

A catarata acontece pela opacificação do cristalino, uma lente natural que temos dentro do olho, sendo consequência do envelhecimento normal do nosso corpo. A grande maioria das pessoas a desenvolve após os 50 anos, aparecendo raramente na juventude ou em crianças.

O único tratamento da catarata é a cirurgia, que consiste na substituição dessa lente natural opaca por uma artificial transparente. A cirurgia é realizada através de facoemulsificação com anestesia local, não sendo necessário dar pontos, havendo assim uma recuperação mais rápida e confortável.

Há uma variedade de lentes que podem ser utilizadas no implante. As que entram dobradas, por uma incisão menor, são as preferidas. Existem também as que corrigem o astigmatismo e a baixa visual para perto.

A criação da lente intraocular (LIO) para cirurgia de catarata foi um marco para a oftalmologia e, com o tempo, suas evoluções trouxeram imensos benefícios, tanto na quantidade como na qualidade visual dos indivíduos operados. Resumidamente vamos comentar sobre os aspectos básicos das LIOs, dividindo-as didaticamente em não dobráveis e dobráveis.

Levando em consideração que a facectomia será realizada pela técnica de facoemulsificação (ultrassom), as lentes não dobráveis entram em incisões com tamanho aproximado de 5,2mm, são de polimetilmetacrilato (PMMA) e possuem proteção ultravioleta (UV). Boa parte das utilizadas em nosso país é fabricada aqui mesmo, mas existem também importadas. Hoje, um dos principais motivos de se evitar seu uso é o tamanho da incisão necessária para o implante (5,2mm), gerando maiores graus de astigmatismo pós-operatório.

As lentes dobráveis são preferidas por boa parte dos médicos e também dos candidatos à facectomia. Boa parte é importada, mas o Brasil também a produz. Existem algumas variações, tanto em materiais como na presença de filtros de proteção. O material mais utilizado na fabricação é o acrílico, por possuir características especiais que viabilizam não só qualidade da visão, mas permite a aplicação de vários “tratamentos” na LIO.

Além da proteção UV podem apresentar proteção contra luz azul, retardando o aparecimento da degeneração macular relacionada à idade. As LIOs fotocromáticas tornam-se escuras quando o indivíduo se expõe a luz, voltando ao estado normal em ambiente de pouca luminosidade, podendo ser indicada em indivíduos com extrema fotofobia. As asféricas são muito indicadas pelos médicos oftalmologistas em indivíduos de pupila grande, por permitirem melhor qualidade visual, diminuindo as distorções das imagens.

Além dos vários benefícios citados, as LIOs dobráveis têm a vantagem de entrarem em pequenas incisões (3,0mm, 2,5mm e 2,2mm), gerando pouco grau de astigmatismo pós-operatório.

Após os 40 anos de idade, o olho humano perde a capacidade de focalizar as imagens para perto, este fenômeno é conhecido como presbiopia ou “vista cansada”. Com o passar dos anos, além da presbiopia a catarata contribui para o embaçamento visual, perda de nitidez e qualidade visual. É aí onde entra um capítulo à parte das LIOs dobráveis: a possibilidade de implante que fornecem visão para perto e longe ao mesmo tempo. Um percentual cada vez maior de indivíduos se enquadra no perfil dessas LIOs, se beneficiando desse grande avanço médico-tecnológico.